Quando você conhece alguém por quem você é atraído romanticamente, a maioria das pessoas nem pensa por um minuto que o relacionamento se tornará abusivo. A maioria de nós espera viver uma história de amor de conto de fadas e se aventurar no pôr do sol profundamente apaixonada.
Infelizmente, isso não acontece para muitas pessoas. Muitos se encontram em um relacionamento abusivo.
Se você nunca esteve em um, pode se perguntar por que alguém toleraria esse comportamento negativo em relação a si próprio. Bem, não é tão simples quanto parece. Do lado de fora, é fácil dizer: “por que eles não saem?” Mas, por dentro, é uma experiência muito diferente para a maioria das pessoas que sofrem abuso.
Como Começa?
Acredite ou não, a maioria dos relacionamentos abusivos começa como qualquer outro. O agressor geralmente é muito charmoso e carismático. O abusado se apaixona pelo “ato” que está praticando e, como resultado, provavelmente se apaixona por eles.
Mas essa não é a pessoa REAL. A pessoa real, no fundo, é abusiva.
Isso acontece devagar. Para explicar melhor, deixe-me usar uma metáfora.
Digamos que você goste de comer pernas de sapo (eu sei que a maioria das pessoas não, mas lembre-se, isso é apenas uma analogia). Então, um dia você apanha um sapo e pretende cozinhá-lo fervendo-o em água quente.
Se você deixar o sapo cair na água fervente, ele ficará chocado e tentará sair. Por causa da repentina mudança, eles percebem isso imediatamente.
Mas, se você colocar o sapo na água à temperatura ambiente primeiro e depois lentamente, muito lentamente, aumentar o calor para ferver, o sapo não perceberá até que seja tarde demais. Isso acontece quase sem o sapo saber disso.
Veja bem, é o que acontece nos relacionamentos abusivos na maioria das vezes. O abuso começa devagar, e então as desculpas chegam. E então perdão. Depois, mais abuso, mais e mais, até que finalmente se transforma em abuso total.
É por isso que às vezes é difícil alguém reconhecer quando está em um relacionamento abusivo.
Quais são os sinais de abuso?
Para sair de um relacionamento abusivo, você deve primeiro admitir para si mesmo que está em um. Você não pode mudar o que não reconhece. Novamente, isso pode parecer uma coisa fácil de fazer, mas não é para muitas pessoas. Então, aqui estão apenas alguns sinais de que você está em um relacionamento abusivo.
1. Nome de Chamada
“B * tch”, “Wh * re” e muitos outros nomes horríveis podem ser usados quando o agressor está com raiva. Eles usam essas palavras para degradá-lo e arruinar sua auto-estima.
Veja, um agressor não pode realmente abusar de você se você se ama – porque você não vai aceitar isso. É por isso que eles precisam chamar seus nomes.
2. Insultos
Além de xingar, qualquer outro tipo de insulto também estará em seu caminho. Eles poderiam chamá-lo de gordo, burro, idiota, “ninguém gosta de você” ou qualquer outra coisa. Novamente, esta é a tentativa do agressor de destruir continuamente seu senso de auto-estima e auto-estima.
3. Gaslighting
Gaslighting é uma técnica psicológica de manipulação que leva alguém a questionar sua própria sanidade. Você está constantemente adivinhando a si mesmo. Você costuma se perguntar: “Sou sensível demais?” e sentir-se confuso ou até louco.
Você pode até pedir desculpas o tempo todo, mesmo que pense que não está realmente errado. Mas o agressor faz você pensar que está errado.
4. Comportamento ciumento e controlador
Infelizmente, a maioria das pessoas pensa que o ciúme é um sinal de amor. Mas sério, não é. É um sinal de insegurança e ansiedade.
Se alguém tem inveja, naturalmente tentará controlar suas ações, como “Você não pode falar com esse cara no trabalho”. Eventualmente, eles tentarão controlar sua vida inteira, se você permitir.
5. Isolamento
Em relacionamentos abusivos mais extremos, o comportamento ciumento e controlador pode levar ao isolamento social. Em outras palavras, o agressor não permitirá mais que você veja sua família ou amigos. Porque se eles deixarem, eles podem tentar falar um pouco sobre você e convencê-lo a deixar seu agressor.
6. Culpar você por tudo
Eles nunca assumem responsabilidade pessoal por nada – porque tudo é “sua culpa”. Isso também pode fazer parte da estratégia de iluminação de gás. Eles acham que podem “não fazer nada errado” e, portanto, VOCÊ é a pessoa que precisa mudar – não ELES.
7. Violência física – mesmo que apenas ameaças
A maioria das pessoas sabe que a violência física é um sinal de um relacionamento abusivo. No entanto, talvez você tenha crescido em uma família em que você ou outra pessoa foi abusada fisicamente, então você pode pensar que é uma parte “normal” de um relacionamento.
Deixe-me garantir-lhe – não é. Até meras ameaças de abuso físico são comportamentos abusivos.
Como sair de um relacionamento abusivo
Agora que você conhece alguns dos sinais de um relacionamento abusivo (embora existam muitos mais), vamos falar sobre como você pode sair.
1. Documente tudo
Escreva tudo o que acontece com você em um diário ou diário. A razão para isso é dupla:
Primeiro, ele ajudará você a NÃO questionar sua sanidade. Documentar o que você disse e o que eles disseram (e fizeram) realmente ajuda a colocar as coisas em perspectiva.
Segundo, pode servir como documentação se você precisar registrar uma ordem de restrição ou precisar processá-la de alguma forma. Existem aplicativos por aí que podem ajudá-lo. Por exemplo, se o seu agressor o está degradando e ameaçando, você pode pressionar um botão secreto no telefone e ele começará a gravá-lo.
2. Embale uma bolsa de emergência
Você nunca sabe quando terá a chance de sair. Como quando você tem um bebê, você simplesmente não sabe quando o momento vai acontecer.
Então, faça uma mala e prepare-a para sair correndo pela porta na hora certa. E se você tem filhos, leve os deles também. Se seu agressor o manteve isolado, isso é especialmente importante porque talvez eles nem deixem você sair de casa – e, como resultado, eles ficam de olho em você.
3. Tenha um plano
Uma coisa é sair, mas outra é saber para onde você está indo. Se você tem familiares e amigos solidários, a escolha mais óbvia seria morar com um deles.
No entanto, se o seu agressor for realmente louco e violento, isso também poderá colocá-lo em perigo. Você também pode ir a um abrigo para mulheres ou qualquer outro lugar que ajude mulheres vítimas de abuso.
Onde quer que você vá, você deve ter um plano definido antes de sair.
4. Economize dinheiro em um local secreto e acessível
Isso será muito mais fácil se você tiver seu próprio emprego. No entanto, mesmo se não o fizer, você pode tentar encontrar dinheiro em casa e economizar lentamente o suficiente até ter algum dinheiro para sair.
Talvez consiga um emprego secreto onde seu agressor não descubra se possível. Mas, obviamente, você não quer que seu agressor saiba. É melhor mantê-lo fora de casa com um familiar ou amigo de confiança, se possível. Ou abra sua própria conta bancária secreta em um banco diferente.
5. Alerte sua família e amigos
Se você tem amigos e familiares que apoiam, será necessário alertá-los sobre seu plano. Diga a eles exatamente o que está acontecendo no relacionamento para que eles saibam que você pode sair a qualquer momento.
Se você está em um relacionamento abusivo há muito tempo, eles podem até não acreditar que você está saindo “desta vez” (pense em “O garoto que chorou lobo”.) Mas assegure-lhes que você está falando sério dessa vez e peça ajuda. você segue com seu plano.
6. Bloqueie e desative o seu agressor
Infelizmente, muitas pessoas que conseguem deixar relacionamentos abusivos simplesmente se sabotam voltando. Você não pode fazer isso! Quero dizer, qual é o objetivo? De fato, seu agressor provavelmente ficará pior porque você teve a coragem de deixá-lo, e isso os deixará com raiva!
Então, fique longe. Bloqueie o número de telefone deles. Bloqueie-os nas mídias sociais. Não poste nas mídias sociais para que eles não o encontrem.
Desengate completamente com eles para que você possa seguir em frente com sua vida. Essa é a unica maneira. Porque se não o fizer, eles farão você pensar que “mudaram” com suas desculpas e promessas vazias. Eu garanto que eles não vão mudar – então não acredite neles!
Pensamentos finais
Enquanto a maioria das pessoas pensa nos homens como os agressores de um relacionamento, também pode ser o contrário. Existem muitos homens no mundo sendo abusados por mulheres, mas eles provavelmente estão com muito medo / orgulho de admitir isso. Não importa o seu sexo – abuso é abuso. E isso precisa parar.
Lembre-se disso: você precisa de aconselhamento ou terapia antes de iniciar outro relacionamento. Você precisa descobrir o que é sobre você que permitiu à outra pessoa abusar de você em primeiro lugar. Existem muitas razões, e muitas são únicas para cada indivíduo. Mas você precisa resolver isso dentro de si para não atrair outro agressor na próxima vez.
Pode parecer quase impossível deixar um relacionamento abusivo, mas não é. Muitas pessoas já fizeram isso antes, e você também pode.
Add a Comment